Recomendações e orientações

hh

Desde o início de 2020 que a vida em sociedade se modificou, por causa de um novo coronavírus (SARS-coV-2) e pela doença Covid-19.

Ainda falta saber muito sobre esta doença, mas o que a comunidade cientifica já sabe permite ter algumas certezas ao nível da prevenção e no desenvolvimento de vacinas.

Um pouco por todo o mundo, as agências do medicamento estão a começar a aprovar a comercialização de vacinas. Por exemplo, o Reino Unido foi o primeiro a aprová-la e já a está a administrar na população.

A vacina irá promover a imunidade de grupo e diminuir bastante a propagação do vírus. Mas irá demorar alguns meses até isso acontecer. Teremos que continuar com a medidas de prevenção por mais algum tempo. Por isso, é muito importante que cada um de nós se mantenha informado.

Na minha opinião, existem duas fontes às quais devemos seguir com atenção: A Organização Mundial de Saúde (Europa) e a Direcção-Geral de Saúde (Portugal). No caso de residentes no estrangeiro, nomeadamente quem viva na Europa, é importante seguirem as orientações das instituições governamentais do país.

As medidas de prevenção são uma parte de uma grande mudança que aconteceu na sociedade. Num período curto começou-se a falar de isolamento social, de confinamento e todas as rotinas sociais e profissionais ficaram profundamente afectadas.

É um grande esforço colectivo e espera-se que seja somente uma fase que esteja a chegar ao fim, com o surgimento de vacinas. No entanto, esta mudança transformou o indivíduo, a família e a sociedade tal como a conhecíamos.

Toda a comunidade está a viver um período para o qual não estava preparada. Embora tenham decorrido alguns meses de aprendizagem em relação aos procedimentos a ter em relação à pandemia, é provável que ainda existam preocupações e medos em relação ao futuro.

Com a incerteza destes novos dias, é possível que surjam questões emocionais, comportamentais e relacionais (ex.: com colegas, professores, amigos e família) diferentes e estranhas em relação ao habitual, para as quais parece não existirem respostas e/ou que não se sabe lidar muito bem.

Na parte inferior desta página existem recomendações e orientações sobre como lidar com algumas situações.

Se estiver a enfrentar uma situação idêntica, recomendo que siga as estratégias mencionadas.

No entanto, depois de tentar seguir as recomendações e verificar que as coisas não mudam, ou que se arrastam há muito tempo sem solução à vista, pode consultar o Psicólogo deste serviço.

Para marcar a sua 1ª consulta deverá clicar no botão lateral do lado direito do seu ecrã, através do email consulta@psipaulocaeiro.pt

Recomendações e orientações:

Falar com alguém pode ajudar ?

3 passos para lidar com a ansiedade

Como lidar com a tristeza

Como lidar com o stresse

Como lidar com uma situação de isolamento

Como evitar e resolver conflitos em situação de isolamento?

Marque a 1ª consulta